A jovem coreógrafa francesa Solveig Rocher está em criação em Coimbra durante o mês de Fevereiro com o projeto Béton: La Conférence des Oiseaux. No âmbito desta residência, no dia 25 de Fevereiro, pelas 16h, Linha de Fuga convida a população local para assistir à apresentação informal desta peça que acontecerá no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho.
Solveig Rocher foi uma das artistas que participou no Laboratório Internacional de Criação Linha de Fuga 2022. Durante este período de residência, Solveig apresentou um primeiro rascunho do seu projeto. No âmbito das residências Contra|o|Tempo, Linha de Fuga convidou esta jovem artista a voltar a Coimbra para continuar a sua investigação, com um acompanhamento e mentoria ao processo artístico por parte da curadora Catarina Saraiva.
Sobre a peça
Durante esta performance, a criadora tenta voar de várias maneiras. Ela sabe que vai falhar porque não é um pássaro, não tem asas, é simplesmente humana. Nesta criação, a música techno de Rémy Clair é uma presença importante, como uma possibilidade de entrar em transe para a ajudar a voar.
Esta peça começou a ser concebida durante a pandemia, quando a criadora aprendeu os nomes de todos os pássaros que conseguia ver pela sua janela durante o confinamento. Aprendeu os seus hábitos, a reconhecê-los pelo voo, pelo canto e pela plumagem. Nessa constante análise e fascínio pelo voo dos pássaros a ideia de queda e de morte estava presente. Porque não caiem, como podem pousar no ar, como conseguem esse equilíbrio em nada? Leu algures que pular é o ato que desafia a gravidade e, portanto, poderia ser a experiência mais próxima do voo do pássaro que o humano pode conhecer.
Depois do fim do confinamento, Solveig passou muito tempo a dançar ao som repetitivo da techno. No meio da noite, sentia-se cair em salas escuras, em locais industriais abandonados, em galpões com piso de concreto onde dançava extática pregada ao chão. Para escapar da impossibilidade de sonhar. Para não sofrer mais. Salta continuamente, mas não decola. E nesta constatação considera que talvez o fracasso seja o único ato de rebelião que lhe resta.
Ainda não se parece com um pássaro, mas pula sem cair.
BETÃO: A CONFERÊNCIA DOS PÁSSAROS é uma tentativa de voar.
The young French choreographer Solveig Rocher is creating in Coimbra during the month of February with the project Béton: La Conférence des Oiseaux. As part of this residency, on February 25th, at 4pm, Linha de Fuga invites the local population to attend the informal presentation of this play that will take place at the Teatro Esther de Carvalho, in Montemor-o-Velho.
Solveig Rocher was one of the artists who participated in the International Creation Laboratory Linha de Fuga 2022. During this residency period, Solveig presented a first draft of her project. As part of the Contra|o|Tempo residencies, Linha de Fuga invited this young artist to return to Coimbra to continue her research, with monitoring and mentoring of the artistic process by curator Catarina Saraiva.
About the project
During this performance, the creator tries to fly in several ways. She knows she will fail because she is not a bird, she has no wings, she is simply human. In this creation, Rémy Clair's techno music is an important presence, as a possibility of going into a trance to help you fly. This piece began to be conceived during the pandemic, when the creator learned the names of all the birds she could see through her window during confinement. She learned their habits, to recognize them by their flight, their song and their plumage. In this constant analysis and fascination with the flight of birds, the idea of falling and death was present. Why don't they fall, how can they land in the air, how do they achieve that balance in nothing? She read somewhere that jumping is the act that defies gravity and, therefore, could be the closest experience to bird flight that humans can experience. After the end of confinement, Solveig spent a lot of time dancing to the repetitive sound of techno. In the middle of the night, she felt herself falling into dark rooms, into abandoned industrial sites, into warehouses with concrete floors where she danced ecstatically nailed to the floor. To escape the impossibility of dreaming. To not suffer anymore. It bounces continuously, but does not take off. And in this realization, she considers that perhaps failure is the only act of rebellion she has left.
It still doesn't look like a bird, but it jumps without falling.
BETÃO: THE BIRDS CONFERENCE is an attempt to fly.
FICHA ARTÍSTICA
criação e interpretação Solveig Rocher et Rémy Clair
coreografia e dança Solveig Rocher
criação sonora Rémy Clair
iluminação Théo Longo
Olhar exterior Catarina Saraiva, Vincent Brédif
producão cie mimoïde
Acolhimentos em residência
Linha de Fuga, Coimbra, Portugal
Friche la Belle de Mai, Marseille, França
Le séchoir d’Aillac, Dordogne, França
Esta residência realiza-se com o apoio do CITEC/Citemor - Festival de teatro de Montemor-o-Velho
creation and interpretation Solveig Rocher and Rémy Clair
choreography and dance Solveig Rocher
sound creation Rémy Clair
lighting Théo Longo
External look Catarina Saraiva, Vincent Brédif
production cie mimoïde
Residencies Linha de Fuga, Coimbra, Portugal, Friche la Belle de Mai, Marseille, France, Le séchoir d’Aillac, Dordogne, France
This residency takes place with the support of CITEC/Citemor - Montemor-o-Velho Theater Festival