Sediada em Coimbra, é uma estrutura de programação e difusão artística que pretende ser um agente activo no desenvolvimento de discursos críticos entre arte, cultura, política, educação e sociedade em conjunto com vários agentes locais e internacionais.
Com a vontade de estimular a cidade e a região, sensibilizar a comunidade, instituições e públicos para uma aproximação à dança contemporânea e outras áreas artísticas, Linha de Fuga quer quebrar barreiras entre arte e conhecimento, numa produção e programação de linguagens artísticas experimentais, procurando a descentralização da oferta cultural para além dos grandes centros urbanos.
É uma associação cujos passos são dados experimentando formatos de produção, criação, investigação, formação e programação partindo dos contextos locais, mas sempre com uma perspectiva internacional. A sua principal atividade é o Laboratório de Criação e Festival Internacional Linha de Fuga que se realiza com uma cadência bienal, de forma a aprofundar as relações que se estabelecem com os artistas que aí experimentam os seus processos.
Acreditamos que a produção artística necessita de tempo, espaço para experimentar e falhar, aprofundamento das relações que promove e assumimos a postura política de que a sociedade deve produzir menos para viver melhor.
Sócios
Alexandre Valinho
Ana Biscaia
Ana Jaleco
Catarina Saraiva
Conceição Saraiva
Diogo Simões
Fátima Guedes
Isabel Campante
Laura Seco
Miguel Côrte Real
Paulo Amaral
Sara Velez
Ana Biscaia
Ilustradora, editora
Ana Fradique
Artista Visual
Ana Jaleco
Produtora, programadora, formadora
Catarina Saraiva
Curadora, produtora e investigadora de artes performativas