Coreia é um jornal que faz dialogar diferentes práticas artísticas a partir da perspectiva da dança. De tiragem semestral, publica escritos sob a perspectiva de quem faz, quem produz, quem vê e quem pensa as artes. O número #7 inclui um diário com o artista da dança neozelandês Amit Noy, uma entrevista com a desenhadora de luz Beverly Emmons a partir da digressão de Merce Cunningham a Portugal em 1966, um texto sobre as nuances da língua como órgão e linguagem a partir de mitologias medievais por Bryana Fritz, um artigo sobre a ética da inclinação como estética coreográfica por Clarissa Sacchelli, um texto sobre os problemas da expressão para lidar sobre guerra e conflito pela moçambicana Edna Jaime, um excerto do texto da performance CHE de Eduardo Batata, Leonor Lopes, Ves Liberta & Vitor Grilo Silva, um reflexão sobre a ideia de residenciar, morar e experienciar um lugar como artista por Janaína Moraes, o texto inaugural de 1980 da técnica de dança africana desenvolvida por Germaine Acogny, uma experiência sensoriográfica de conflitos ambientais por Joana Levi, um desenho da série “discursos repetidos” do artista ucraniano Nikita Kadan, um ensaio sobre as fundações da “dança portuguesa” nos anos 1920 pela musicólogca Paula Rosa Pinto, um texto a partir do espectáculo “c h ãO” de Marcela Levi e Lucia Russo por artista e pensador brasileiro Renan Marcondes, um diário de viagem ao Japão síntese do processo da performance “Dobra” por Romain Beltrão Teule, um historial da “velha bailarina” por Sabine Macher e um testemunho da preseverança do trabalho somático em tempos de guerra na Ucrânia por Viktor Ruban.
O lançamento do número #7 contará com a apresentação do seu director editorial, João dos Santos Martins, e a performance Submission Submission (unplugged) de Bryana Fritz (EUA), composta por uma série de retratos performativos dedicados a santas medievais, de entre as quais, Cristina de Bolsena, Hildegarda de Bingen (Sibila do Reno), Catarina de Siena e Joana d'Arc.
Em Submission Submission (unplugged), Bryana Fritz assume o papel de 'hagiógrafa amadora'. Amadora como sendo simultaneamente principiante e amante; hagiógrafa como no género literário medieval de hagiografia: a escrita sobre vidas de santos. Numa série de retratos performativos, Fritz encarna estratégias corporais, retóricas e performativas que santas medievais utilizavam para subverter as suas vidas restritas, as suas mortes e paixões. Submetendo o seu corpo físico e digital a ecos sagrados do passado, ela disseca e emprega as ferramentas que dão corpo.
Nota: Submission Submission é um códex em crescimento de retratos performativos de santas medievais. Para cada apresentação são escolhidas diferentes santas para partilhar o espaço. Nos eventos de lançamento do Coreia #7, Fritz apresentará os retratos de Cristina de Bolsena, Hildegarda de Bingen (Sibila do Reno), Catarina de Siena e Joana d'Arc. A performance é falada em língua inglesa sem tradução.
Coreia is a publication that brings together different artistic practices from the perspective of dance. Published twice a year in Portuguese language, Coreia focuses on writings from the perspective of those who make, who produce, who see and who think about the arts. The launch of issue #7 will feature the presentation of its editorial director, João dos Santos Martins, and the performance Submission Submission (unplugged) by Bryana Fritz (USA), composed of a series of performative portraits dedicated to medieval saints, among which, Christina of Bolsena, Hildegard of Bingen (Sibile of the Rhine), Catherine of Siena and Joan of Arc.
In Submission Submission (unplugged), Bryana Fritz takes on the role of an ‘amateur hagiographer’. The amateur being both a beginner and a lover; the hagiographer, as in the medieval literary genre of hagiography, the writing of saints’ lives. In a series of performative portraits, Fritz embodies the corporal, rhetorical, and performative strategies that medieval women saints used to subvert their restricted lives, deaths, and passions. Submitting her physical and digital body to holy echoes from the past, she dissects and harnesses the tools that give body.
Note: Submission Submission is a growing codex of performative portraits of medieval women saints.
For each iteration of the performance, different saints are chosen to share the space. For the launch events of Coreia #7, Fritz will perform the portraits of Christina of Bolsena, Hildegard of Bingen, Cathrine of Siena, and Joan of Arc. The performances will be held in English without translation.
19h
Coreia #7
CONTRIBUIÇÃO #7 Amit Noy, Beverly Emmons, Bryana Fritz, Clarissa Sacchelli, Edna Jaime, Eduardo Batata, Leonor Lopes, Ves Liberta & Vitor Grilo Silva, Germaine Acogny, Joana Levi, Janaína Moraes, Nikita Kadan, Paula Rosa Pinto, Renan Marcondes, Romain Beltrão, Sabine Macher, Viktor Ruban
TRADUÇÃO Inês Cardoso & José Gil (estagiários), Joana Frazão, Patrícia da Silva
REVISÃO Pedro Cerejo, Daniel Lühmann, Fátima Ribeiro
TRANSCRIÇÃO Inês Cardoso & José Gil (estagiários)
PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Associação Parasita, Circular Associação Cultural
DIREÇÃO EDITORIAL João dos Santos Martins
DESIGN GRÁFICO Isabel Lucena
APOIOS Alkantara (Lisboa), Linha de Fuga (Coimbra), Devir-Capa (Faro)
AGRADECIMENTOS Marcela Levi e Lucia Russo
Submission Submission
Performance, texto e coreografia: Bryana Fritz
Dramaturgia: Tom Engels
Música parcialmente inspirada em “Heavens to Betsy” “Hamster Baby” de Bikini Kill
Agradecimentos especiais: Christina the Astonishing, Joan of Arc, Christina of Bolsena, Hildegarde of Bingen, Marguerite Porete, Catherine of Sienna, Heavens to Betsy, Bikini Kill, Liza 'N' Eliaz, Henry Andersen, Sarah Leck, Emmanuelle Raoul-Duval, & Entretenimento adulto VCX.
Apoios: Performatik19, Beursschouwburg, Kunstencentrum Vooruit, LOD muziektheater e l'Odna
Coreia #7
Contributions: Amit Noy, Beverly Emmons, Bryana Fritz, Clarissa Sacchelli, Edna Jaime, Eduardo Batata, Leonor Lopes, Ves Liberta & Vitor Grilo Silva, Germaine Acogny, Janaína Moraes, Joana Levi, Nikita Kadan, Paula Rosa Pinto, Renan Marcondes, Romain Beltrão Teule, Sabine Macher, Viktor Ruban
Editor-in-chief: João dos Santos Martins
Graphic design: Isabel Lucena
Production and distribution: Associação Parasita, Circular Associação Cultural
Support: Alkantara, DeVIR CAPa, Linha de Fuga
Submission Submission
Performance, text & choreography: Bryana Fritz
Dramaturgy: Tom Engels
Music partially based on: ‘Monsters’ by Heavens to Betsy & ‘Hamster Baby’ by Bikini Kill
Special thanks to: Christina the Astonishing, Joan of Arc, Christina of Bolsena, Hildegarde of Bingen, Marguerite Porete, Catherine of Sienna, Heavens to Betsy, Bikini Kill, Liza ’N’ Eliaz, Henry Andersen, Sarah Leck, Emmanuelle Raoul-Duval, & VCX Adult Entertainment.
With the support of: Performatik19, Beursschouwburg, Kunstencentrum Vooruit, LOD muziektheater, and l’Odna