David Marques tem procurado formas e razões para dançar. Dançar em casa, no estúdio e em discotecas, contém um prazer comum nestes contextos que o fazia continuar, com poucas ou nenhumas testemunhas, esta dança de prazer forma-se a partir do formalismo musical e a expressividade emocional sem constrangimentos. Esta dança sem vergonha talvez exista apenas no teatro e só seja possível pelo cruzamento de vários espaços, tempos e motivações: o quarto que associa ao tempo da infância, a discoteca que associa ao tempo da adolescência e o estúdio que associa à idade adulta. A dança no teatro tem o tempo do presente, de uma performance, de espectadores e intérpretes. Dança sem Vergonha combina tudo isto, todos os tempos da dança, esta dança-sensação é imediata e refletida, simples e complexa, referencial e naïf, abstrata e simbólica, séria e divertida, íntima e partilhada, técnica e despreparada.
Dança Sem Vergonha é um objecto artístico particularmente interessante que muito vale por aquilo que anuncia. Se na peça anterior, Mistério da Cultura, o jogo era desinstitucionalizar a cultura e mais precisamente a cultura do poder, neste objecto mostrado hoje trata-se de desinstitucionalizar o Teatro como “espaço de espetáculo” e o espectador como o consumidor. António Pinto Ribeiro
David Marques has been searching for ways and reasons to dance. Dancing at home, in the studio, and in nightclubs, all have a common pleasure that kept him doing, with few or no witnesses, this dance of pleasure that is formed from the musical formalism and the unconstrained emotional expressiveness. This shameless dance perhaps only exists in the theater and is only possible through the crossover of several spaces, times, and motivations: the bedroom that he associates with the time of childhood, the disco that he associates with the time of adolescence, and the studio that he associates with adulthood. Dance in theater has the time of the present, of a performance, of both spectators and performers. Dança sem Vergonha combines all this, all the times of dance; this dance-sensation is immediate and reflected, simple and complex, referential and naïve, abstract and symbolic, serious and fun, intimate and shared, technical and unprepared.
Dança sem Vergonha is a particularly interesting artistic object that is worth a great deal for what it announces. If in the previous piece, Mistério da Cultura, the game was to deinstitutionalize culture and more precisely the culture of power, in this object shown today it is about deinstitutionalizing the Theater as a "performance space" and the spectator as the consumer. António Pinto Ribeiro
21h30
Criado e dançado por David Marques DJ Set ao vivo Joe Delon Espaço Tiago Cadete Video Diogo Brito Figurino Tiago Loureiro Olhar exterior Patrícia Milheiro Direção Técnica Gonçalo Alegria Produção PARCA com Agência 25 Coprodução Eira/Festival Cumplicidades Apoios Curtas de Dança 2019 – Festival DDD Dias da Dança (para o desenvolvimento do vídeo), Self-Mistake – Bolsa de Experimentação Residências Estúdios Victor Córdon e EIRA/Teatro da Voz
Created and Danced by David Marques Live DJ Set Joe Delon Space Tiago Cadete Video Diogo Brito Costume Tiago Loureiro Outside Look Patrícia Milheiro Technical Direction Gonçalo Alegria Production PARCA with Agência 25 Coproduction Eira/Festival Cumplicidades Support Curtas de Dança 2019 – Festival DDD Dias da Dança (for the making of the video), and Self-Mistake - Experimentation Grant