Doutoranda em Estudos Contemporâneos, no CEIS20 da Universidade de Coimbra (UC), mestre Interdisciplinar pela Universidade Federal do ABC (UFABC, Brasil) e licenciada em Dança, pela Unicamp (São Paulo).
Foi professora assistente no curso “Educação do Campo,” da Universidade Federal do Tocantins (Brasil), onde desenvolveu o projeto “dança contemporânea e a tradição”, com o qual participou no V Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte. Orientou o processo criativo do trabalho de conclusão do curso do 3.º ano do CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas), em São Bernardo do Campo — São Paulo, e foi assistente do projeto Jogos teatrais, na UFABC. Dirigiu “Zum”, grupo interdisciplinar de criação, e colaborou com a “nebulosagrupa”, grupo de performance.
Foi solista em festivais artísticos: em Portugal, participou no “1 000 056.º Aniversário da Arte”, no CAPC, em Coimbra, e apresentou as performances “natura viva”, no Centro de Artes do Espetáculo de Sever de Vouga, e “Poseidon`s attack”, na 22.ª Semana Cultural da UC.
PhD student in contemporary studies, at CEIS20, University of Coimbra (UC), interdisciplinary master’s from the Federal University of ABC (UFABC) and graduate in dance, from Unicamp.
She was an assistant professor in the “Educação do Campo” course at the Federal University of Tocatins, where she developed the project “contemporary dance and tradition”, with a participation in the V Meeting of Culture by the Public Universities of the North Region. She guided the creative process of the concluding work of the course of the 3rd year of CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas), in São Bernardo do Campo – São Paulo, and was an assistant of the Project Jogos Teatrais at UFABC.
She directed “Zum”, an interdisciplinary creative group and collaborated with “nebulosagrupa”, a performance group.
Soloist at artistic festivals. In Portugal, she participated in the “1 000 056th Anniversary of Art”, at CAPC, in Coimbra, and presented the performances “natura viva” at the Centre for Performing Arts of Sever de Vouga and in the “Poseidon attack”, at the 22nd UC Cultural Week.
O propósito é invocar a cultura indígena através de uma dupla articulação: o elemento fogo, devir-fogo, e a pulsão índio, devir-índio. Não se pretende mimetizar a cultura indígena, mas criar uma experiência voltada para o real, ou seja, um acontecimento construído como uma ação política ou como uma meditação. A proposta está inserida no projeto de doutoramento em Estudos Contemporâneos, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Neste momento, o projeto está na segunda fase - a prática - que reúne um coletivo interdisciplinar em residência artística, para uma investigação corporal que visa pensar sobre o corpo. Esse estudo parte de seis postulados, sob a interferência da religião e da ciência, nomeadamente: corpo barro, corpo carne, corpo organismo, corpo máquina, corpo informação e corpo espiritual. Apesar de ser este um trabalho desenvolvido em formato coletivo, Ssel participa a solo no presente laboratório.
The proposal is an action for the city, for Largo do Poço, in downtown Coimbra. The purpose is to invoke an indigenous culture through a double articulation: the element of fire, fire-becoming, and an Indian drive, becoming-Indian. The intention is not to mimic the indigenous culture, but to create an experience focused on the real, that is, an event built as a political action or as a meditation.
The proposal is part of the doctoral project in contemporary studies, from the Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies (Ceis20). At the moment, the project is in its second phase – a practice – that brings together an interdisciplinary collective in artistic residency, for a corporal investigation that aims to think about the body. This study starts from six postulates that have interference from religion and science, namely: clay body, flesh body, organism body, machine body, machine body, information body and spiritual body.
Being a collective work, Ssel participates solo in the laboratory.