(n. 1972, Coimbra) É músico, compositor e performer.
Iniciou a carreira musical nos anos 90, em Coimbra, com bandas de garagem. Em 1999 ingressa nos Wraygunn, banda de Paulo Furtado, grava três discos, escreve canções, sendo que uma delas foi incluída na banda sonora do remake da telenovela “A Vila Faia”. Desde 2014 que está a solo com o projecto BØDE, onde aborda linguagens cinematográficas, experimentais e repetitivas da música. Editou um álbum, "O Altar Das Almas" (2016).
Entre 2005 e 2009, é convidado pelo Teatro do Morcego para assegurar a parte sonora das suas produções. Como compositor musical e sonoplasta, tem colaborado em espectáculos como: “Derivas: Coimbra” e o “Espírito do Lugar 3.0” (Circolando, 2017); “Os Sapatos", para o CITAC, integrado na programação da Anozero e vencedor do Festival FATAL (2017); "Aura-Masda", (TEUC, 2021).
Entre 2018 e 2022 integrou o colectivo DEMO - Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico, nos espectáculos: "Mitos" (2018); “Armadilha” (2018); “Ecos o Côa” (2018); “A Mão, O Animal e O Mistério” (2019); "Meia Praia Mar” ["Sopro Salgado” - objecto sonoro, "Meia Praia Mar" espectáculo de palco e "Estrada Atlântica" - filme] (2021); “Ascensão” (2022) e “Hermínio” (2022). Musicou a performance "Deu La Deu", uma criação e interpretação de Margarida Cabral e Cheila Pereira (2020).
Trabalhou a pós produção áudio para o filme/documentário "MINA" de Francisca Manuel e Carlota Lagido (2021). Criou duas peças musicais e a pós produção áudio para o documentário "Utopia 2020", da Apneia Colectiva e realizado por Carlota Lagido (2021). Compôs para a performance "MINA (song of myself)” de Carlota Lagido (2021). Co-criou com Gil MAC e Margarida Cabral a performance e leitura de poemas de João Damasceno “Cinco Suicídios” (2021). Trabalhou a sonoplastia e criou a peça musical para “Silvestre”, uma performance de Carlota Lagido (2022).
Integra actualmente a Associação Cultural e Ambiental O Lugar do Meio.
(b. 1972, Coimbra) He is a musician, composer and performer. He began his musical career in the 90s, in Coimbra, with garage bands. In 1999 he joined Wraygunn, Paulo Furtado's band, recorded three albums, wrote songs, one of which was included in the soundtrack of the remake of the tv show “A Vila Faia”. Since 2014 he has been solo with the BØDE project, where he addresses cinematographic, experimental and repetitive music languages. He edited an album, "O Altar Das Almas" (2016).
Between 2005 and 2009, he was invited by Teatro do Morcego to provide the sound for their productions. As a music composer and sound designer, he has collaborated in shows such as: “Derivas: Coimbra” and “Espírito do Lugar 3.0” (Circolando, 2017); “Os Sapatos", for CITAC, part of Anozero's programming and winner of the FATAL Festival (2017); "Aura-Masda", (TEUC, 2021).
Between 2018 and 2022, he was part of the collective DEMO - Experimental, Multidisciplinary and Organic Device, in the shows: "Mitos" (2018); “Trap” (2018); “Ecos o Côa” (2018); “The Hand, The Animal and The Mystery” (2019); "Meia Praia Mar" ["Sopro Salgado" - sound object, "Meia Praia Mar" stage show and "Estrada Atlântica" - film] (2021); “Ascension” (2022) and “Herminio” (2022). He set to music the performance "Deu La Deu", a creation and interpretation by Margarida Cabral and Cheila Pereira (2020).
Worked on audio post production for the film/documentary "MINA" by Francisca Manuel and Carlota Lagido (2021). Created two musical pieces and audio post production for the documentary "Utopia 2020", by Apneia Colectiva and directed by Carlota Lagido (2021). Composed for the performance "MINA (song of myself)” by Carlota Lagido (2021). Also co-created with Gil MAC and Margarida Cabral the performance and reading of poems by João Damasceno “Cinco Suicídios” (2021). Worked on the sound design and created the musical piece for “Silvestre”, a performance by Carlota Lagido (2022).
He is currently a member of the Cultural and Environmental Association O Lugar do Meio.
O projecto artístico Moira é um cruzamento entre a performance, a tecelagem e a costura, um projeto de investigação artística inspirado nas Moiras da mitologia grega.
Esta criação trabalha sobre o tempo, a vida, a morte e a manipulação. É um processo de recolha de memórias e de histórias aliado ao acto de costurar e à composição sonora. Margarida traz para cena a prática de costura, processo meditativo e solitário, transformando-o numa prática artística e performativa. Parte-se da utilização de objectos, normalmente presentes num atelier de costura, para a materialização e transformação do espaço de cena. Ao lado de Margarida está Francisco que desenvolve uma composição sonora em tempo real, a partir dos sons do próprio espaço, dos movimentos da performer e das máquinas.
The artistic project Moira is a cross between performance, weaving and sewing, an artistic research project inspired by the Moiras of Greek mythology.
This creation works on time, life, death and manipulation. It is a process of collecting memories and stories combined with the act of sewing and sound composition. Margarida brings to the scene the practice of sewing, a meditative and solitary process, transforming it into an artistic and performative practice. It starts with the use of objects, normally present in a sewing workshop, for the materialization and transformation of the scene space. Alongside Margarida is Francisco, who develops a sound composition in real time, based on the sounds of the space itself, the movements of the performer and the machines.