CRISTINA BUSTO é artista asturiana que trabalha nas interseções entre o analógico e o digital. Através do desenho e da escultura, constrói objetos que, iluminados, gravados ou projetados, geram uma multiplicidade de imagens, reflexos e sombras projetadas. Formada em Belas Artes em Cuenca, no início da sua carreira, foi premiada no INJUVE 2007 e Generaciones 08. Nesta época em Madrid, surgem uma série de peças de vídeo que exploram o social através do stop motion, sendo uma delas selecionada por Félix Pérez Hita para a exposição "Estáis listos para la televisión" no MACBA, Barcelona.
Em 2010, teve o seu primeiro contato com a cena através do seu trabalho de animação para a peça "Versus" de Rodrigo García. Quando se mudou para Berlim em 2011, explorou o campo da performance com o coletivo "Unfall Shatten", focado no vídeo expandido, e "Traumerei", que significa algo como ensoñación. Nos anos em Berlim, participou em vários eventos abertos, como "Jornadas contradictorias" e "widerspruglische habend", apresentando trabalhos nas edições "Pan y circo", "Agricultura y terrorismo" e "Superheroes precarios". Em 2012, realizou uma das suas peças mais ambiciosas, "Generadores de sombras", produzida com o apoio do prémio Labjoven Experimenta no Laboral Centro de Arte y Creación industrial. Neste trabalho, colaborou com Luján Marcos, Marta R. Blanco e Daniel Romero, com quem repetiu a produção coletiva em diferentes projetos. Após o seu regresso a Espanha em 2016, recebeu o prémio Barjóla 2018 pela sua vídeo-instalação "Antimapping" e criou o espaço audiovisual para a companhia de dança "Proyecto piloto" na produção "La bestia negra" e para a companhia de teatro "La Westia" na peça teatral "Ada Byron" em 2023. O seu trabalho mais recente é a vídeo-instalação "El borde del mundo" para FPA em 2023.
CRISTINA BUSTO is an Asturian artist who works at the intersections between analog and digital. Through drawing and sculpture, she constructs objects that, whether illuminated, engraved or projected, generate a multiplicity of images, reflections and projected shadows. Graduated in Fine Arts in Cuenca, at the beginning of her career, she was awarded at INJUVE 2007 and Generaciones 08. During this time in Madrid, a series of video pieces appeared that explore the social through stop motion, one of which was selected by Félix Pérez Hita for the exhibition "Estáis listos para la televisión" at MACBA, Barcelona.
In 2010, she had her first contact with the scene through her animation work for the play "Versus" by Rodrigo García. When she moved to Berlin in 2011, she explored the field of performance with the collective "Unfall Shatten", focused on expanded video, and "Traumerei", which means something like ensoñación. During her years in Berlin, she participated in several open events, such as "Jornadas contradictorias" and "widerspruglische habend", presenting works in the editions "Pan y circo", "Agricultura y terrorism" and "Superheroes precarios". In 2012, she created one of her most ambitious pieces, "Generadores de sombras", produced with the support of the Labjoven Experimenta prize at the Laboral Centro de Arte y Creación industrial. In this work, she collaborated with Luján Marcos, Marta R. Blanco and Daniel Romero, with whom she repeated collective production in different projects. After her return to Spain in 2016, she received the 2018 Barjóla prize for her video installation "Antimapping" and created the audiovisual space for the dance company "Proyecto piloto" in the production "La bestia negra" and for the theater company " La Westia" in the play "Ada Byron" in 2023. Her most recent work is the video installation "El borde del mundo" for FPA in 2023.