Bárbara Cordeiro
Bárbara Cordeiro
No items found.
Portugal
Portugal

Artista de dança e performance. Participou no PACAP 5 do Fórum Dança, em Lisboa, com curadoria de João Fiadeiro em colaboração com Carolina Campos, Daniel Pizamiglio e Márcia Lança; completou a FOR Dance Theater da Companhia Olga Roriz e estudou gestão e economia no ISEG e na FEUC. Criou “Choreographic Atlases”, um projeto colaborativo de tecelagem em larga escala; e participou em“A little bit like the soul” de Sijben Rosa, que desafia as expectativas da noção de parentalidade. Colaborou com Nicole Gomes em “Cinza”, que investiga a coreografia espacial a partir da relação com matérias e as forças subtis que daí emergem; e com Roberto Dagô no projeto “Oceanos minúsculos” na criação de “A outra margem era um corpo”, um encontro político-poético de escalas e proporcionalidades. A sua pesquisa atual brinca com a pluralidade da imaginação como campo semântico na relação entre corpo, espaço e objeto. Faz parte do coletivo Um cavalo disse mamãe juntamente com Francisco Thiago Cavalcanti, Francisca Pinto e Piero Ramella, que está a criar “Cantar”, uma peça sobre baleias, desterritorializar, refúgio e caminhadas.

Instagram

Dance and Performance Artist. She participated in PACAP 5 at Fórum Dança in Lisbon, curated by João Fiadeiro in collaboration with Carolina Campos, Daniel Pizamiglio, and Márcia Lança; completed the FOR Dance Theater program with Companhia Olga Roriz, and studied management and economics at ISEG and FEUC. She created “Choreographic Atlases,” a large-scale collaborative weaving project, and participated in “A Little Bit Like the Soul” by Sijben Rosa, which challenges expectations around the notion of parenthood. She collaborated with Nicole Gomes on “Cinza,” which explores spatial choreography through the relationship with materials and the subtle forces that emerge from them; and with Roberto Dagô on the project “Oceanos Minúsculos” in the creation of “A Outra Margem Era um Corpo,” a political-poetic encounter of scales and proportionalities. Her current research plays with the plurality of imagination as a semantic field in the relationship between body, space, and object. She is part of the collective Um Cavalo Disse Mamãe, alongside Francisco Thiago Cavalcanti, Francisca Pinto, and Piero Ramella, which is creating “Cantar,” a piece about whales, deterritorialization, refuge, and walks.

Instagram

Laboratório:
Laboratory:
Espetáculo:
Show:
Projeto
Estado de Graça
Project
State of Grace

A expressão estado de graça remete para alguém que captou a simpatia de uma outra pessoa e também se usa no sentido de apagar certos traços “negativos” da personalidade, um estado de “inocência” onde a pessoa consegue se livrar de tormentos recorrentes como ganância, ódio ou inveja. Por meio da manipulação do audiovisual e, em diálogo com as perceções do que é “bom” e“ruim”, pretendo pensar na relação entre corpo, objeto e espaço e em como o contexto influência a criação de narrativas. Esta investigação é um jogo de autoficção e exagero, uma tentativa de contextualizar as diferentes personagens que nos habitam, não só pelo que carregam, mas pelas narrativas que ficcionamos quando observamos um frame. Estado de graça é a procura de um dispositivo que deixa brechas para serem preenchidas. O projeto é apoiado pela Rede More e pelo Forum Dança.

Criação: Bárbara Cordeiro

Colaboração: Walesca Timmen

Apoio dramatúrgico: Andrei Bessa e Francisco Thiago Cavalcanti

Apoios: Rede More, Forum Dança e Linha de Fuga

The expression "state of grace" refers to someone who has captured another person's sympathy, and it is also used in the sense of erasing certain “negative” traits of personality—an "innocent" state where a person can free themselves from recurring torments such as greed, hatred, or envy. Through the manipulation of audiovisual elements and in dialogue with perceptions of what is “good” and “bad,” I aim to explore the relationship between body, object, and space, and how context influences the creation of narratives. This investigation is a game of autofiction and exaggeration, an attempt to contextualize the different characters that inhabit us, not only by what they carry but also by the narratives we fictionalize when we observe a frame. Estado de graça ("state of grace") is the search for a device that leaves gaps to be filled.
The project is supported by Rede More and Forum Dança.

Creation: Bárbara Cordeiro
Collaboration: Walesca Timmen
Dramaturgical Support: Andrei Bessa and Francisco Thiago Cavalcanti
Support: Rede More, Forum Dança, and Linha de Fuga