laboratório

O Laboratório, que reunirá 20 profissionais das artes (teatro, dança, vídeo, música, escrita) selecionados por convocatória internacional, é composto por seis seminários, orientados pelos convidados da edição de 2018 do Festival, a decorrer durante três semanas, entre 9 de novembro e 1 de dezembro, em Coimbra.

Nos seminários das duas primeiras semanas, os artistas convidados, criadores-mediadores, assumem o papel de tutores-facilitadores que trazem as suas próprias práticas e metodologias de criação como exemplos de formas de desenvolver e praticar dramatúrgica e fisicamente a criação/projeto de cada participante.
O objetivo é questionar os processos que os participantes transportam, possibilitar descentralizar referências e serem trespassados/expostos/imersos por outras práticas, próximas ou distantes. Procura-se questionar e mesmo desmembrar a possibilidade de assumir uma linha única de criação e de produção de conhecimento.
Na terceira semana, os seminários são abertos à participação da comunidade local e funcionam em formato de workshop a partir de propostas específicas dos criadores.

Durante todo o Laboratório os participantes têm sempre a possibilidade de optar por um de dois seminários que decorrem em simultâneo, de acordo com as suas preferências. Os seminários realizam-se durante as manhãs, ficando as tardes livres para os participantes, em espaços de trabalho colocados à sua disposição, desenvolverem — individualmente ou em colaboração — os seus projetos.
No final de cada semana, os participantes podem apresentar publicamente os seus processos, em formato performativo/instalativo, em espaços a escolher num percurso a definir, e desse modo experimentar aspetos dos seus projetos perante os seus pares e público, de forma a ter feedback sobre as suas propostas.

O Laboratório é acompanhado em permanência por alunos de doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que vão promover/causar/proporcionar situações de diálogo entre todos os participantes, artistas convidados e espetadores dos momentos públicos do Laboratório e do Festival.

⟶ participantes
⟶ seminários