Catarina Vieira
Catarina Vieira
Direção Artística
Portugal
Portugal
© Ana Soares

Aveiro, 1983. Criadora e performer, cujo trabalho articula diferentes áreas artísticas: Teatro, Dança, Performance e Vídeo. Licenciada em Atores/Encenadores da Escola Superior de Teatro e Cinema (2007). Frequentou a 23.ª edição da École des Maîtres, com direção de Ricci/Forte (2014). Concluiu o Mestrado Das Theatre, da Amsterdam University of the Arts, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2018.
É uma das fundadoras da Vertigo - Associação Cultural. Entre 2007 e 2015, criou, em colaboração com Solange Freitas: “Lá e Cá”, 2007, vencedor do Projecto Jovens Artistas Jovens/ CCB; “Temporária”, Festival Temps d’Images 2010 / CCB; “Fora de Jogo”, Festival Temps d’Images 2011 / Eira; “O Festim – do fim das coisas nada sabemos”, em colaboração com Tiago Cadete, Festival Temps d’Images 2012 / Teatro da Politécnica; “Ex Machina”, Mala Voadora (Porto) e Festival Temps d’Images 2014 (Lisboa). Em termos de criação para o espaço público, criou, em colaboração com Solange Freitas: “Lá e Cá-rascunhos”, Serralves em Festa; “Lá e Cá - aparições”, para o Festival Internacional de Marionetas do Porto-FIMP 2007; “Bugs”, Festival Internacional de Teatro y Artes de Calle de Valladolid 2013 e Sede das Companhias, Rio de Janeiro, 2015; “Go Tell Fire To The Mountain”, Festival Internacional de Teatro y Artes de Calle de Valladolid, 2015. Criou, mais recentemente, a solo, a performance “Como se o meu amor fosse cego”, apresentada na NAVE (Chile), 2017. Responsável pela criação e gestão do projeto “Plataforma LX”, apoiado pelo programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, em 2013.
Como performer, trabalhou com Rimini Protokoll, Ricci/Forte, El Conde de Torrefiel, Jérome Bel, Edit Kaldor, Lodovica Guarnieri e Marina Nabais.
Criou o seu primeiro espetáculo, em nome individual, ”Chego sempre atrasada aos funerais importantes”, no Teatro Maria Matos (2018). Dirige “Matéria” (2019), um estúdio aberto para a partilha de práticas baseadas no movimento, com encontros mensais em Lisboa, apoiado pela bolsa Self-Mistake.

Aveiro, 1983. Creator and performer, whose work articulates different artistic areas: Theater, Dance, Performance and Video. Degree in Actors / Directors from the Escola Superior de Teatro e Cinema (2007). She attended the 23rd edition of École des Maîtres, directed by Ricci / Forte (2014). She completed the Das Theater Master's Degree, from the Amsterdam University of the Arts, with a scholarship from the Calouste Gulbenkian Foundation, in 2018. She is one of the founders of Vertigo-Cultural Association. Between 2007 and 2015, she created, in collaboration with Solange Freitas: “Lá e Cá”, 2007, winner of the Young Artists Project/CCB; “Temporária”, Festival Temps d’Images 2010/CCB; “Fora de Jogo”, Festival Temps d’Images 2011/Eira; “O Festim – do fim das coisas nada sabemos”, in collaboration with Tiago Cadete, Festival Temps d’Images 2012/Teatro da Politécnica; “Ex Machina”, Mala Voadora (Porto) and Festival Temps d’Images 2014 (Lisbon). In terms of creation for the public space, she created, in collaboration with Solange Freitas: “Lá e Cá-rascunhos”, Serralves em Festa; “Lá e Cá - aparições”, for the Porto International Puppet Festival-FIMP 2007; “Bugs”, Calle de Valladolid 2013 International Theater and Arts Festival and Headquarters of the Companies, Rio de Janeiro, 2015; “Go Tell Fire To The Mountain”, Calle de Valladolid International Festival of Arts and Arts, 2015. She created, solo, more recently, the performance “Como se o meu amor fosse cego”, presented at NAVE (Chile), 2017. Responsible for the creation and management of the “Plataforma LX” project, supported by the BIP / ZIP program of the Lisbon City Council, in 2013. As a performer, she worked with Rimini Protokoll, Ricci / Forte, El Conde de Torrefiel, Jérome Bel, Edit Kaldor, Lodovica Guarnieri and Marina Nabais. She created her first individual show, “Chego sempre atrasada aos funerais importantes”, at Teatro Maria Matos (2018). She runs “Matéria” (2019), an open studio for sharing practices based on the movement, with monthly meetings in Lisbon, supported by the Self-Mistake scholarship.

Laboratório:
Laboratory:
Espetáculo:
Show:
© Ana Soares
Projeto
Project