Federica Folco [UY]

dança
FUÁ / LA LENGUA DE NUESTRAS POSIBILIDADES
Teatro da Cerca de São Bernardo
30 de novembro, sexta-feira, 21h30
50′ | M/6 | 5€

 

Como Folco escreve: “Buscamos chegar a estados que distorcem nossos sistemas perceptivos e sentidos habituais. Agora a ação é a atenção, o carinho é espalhado e a língua é a língua. Desarticulamos os sentidos e o coletivo sensível reivindica visceralmente possibilidades, encarnamos a carne e incitamos nossos desejos e pulsões para que nos empurrem sem medo a viver outra experiência. Nós somos a matéria de onde se desenrola esta insurreição.”

Folco fará o laboratório / montagem desta peça em residência. FUÁ é um trabalho em contínua reativação que permite passar pelas questões levantadas e que leva o corpo do coletivo que a cria. Com base numa partitura desenvolvida a partir de parâmetros definidos, o grupo de indivíduos que participa criará seu próprio resultado cénico que lhes permitirá experimentar em palco a insurreição do sensível e o mais primitivo e camuflado da existência humana, o desejo.

 

direção Federica Folco
assistência Cecília Graña | Montevideo / Uruguay 2015
fotografia Eva Fariñas
participaram no processo de criação de FUÁ Florencia Delgado, Matías Chocho, Juan Núñez, Cecilia Graña, Tiago Rama, Martina Gramoso, Sofía Lans, Candai Calmon, Federica Folco, Sebastián Níz.
Em Coimbra, os intérpretes da obra são alguns dos participantes do laboratório.

 

FEDERICA FOLCO, criadora, investigadora e professora comprometida com a dança, com o corpo como espaço de encontro, empoderamento e transformação. Centra o seu trabalho na compreensão da interação entre criação e filosofia. Desde 2000, cria peças sozinha e em colaboração com artistas locais e internacionais. O seu trabalho foi apresentado em festivais internacionais e lugares de referência para a arte contemporânea na Argentina, Brasil, Cuba, Bolívia, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, México, Equador, Venezuela, Espanha, França e Alemanha. Nos últimos anos coordenou oficinas e pesquisas relacionadas com dois projetos: Insurreição do sensível, relacionando arte, política, consciência e filosofia, e Periférico, onde se investiga a linguagem do tango a partir de uma conceção contemporânea do corpo, da política e das danças sociais.
federicafolco.cominsurrecciondelosensible.blog

 

Para participar no workshop de Federica Folco,
os interessados devem inscrever-se

> ATÉ 22 de novembro AQUI <

Workshop de criação e formação de Federica Folco (UY)
Teatro da Cerca de São Bernardo
26 a 30 nov, 10h às 14h

 

festival